segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Insultos gratuitos



José Saramago
"A Bíblia é um manual de maus costumes"

Medvedev não faz o "4", faz o "Xis"


"Onde estou?!!".."Glup!!"...


Foto de Medvedev tirada após o almoço na Cimeira do G-8 em Pittsburgh.

"Otanização" do sistema antimísseis na Europa

O secretário-geral da Nato (Otan no acrónimo francês) Anders Fogh Rasmussen pediu um debate aprofundado entre os países aliados sobre a instalação na Europa de um sistema antimísseis "otanizado" (inspirado pela NATO), estabelecendo o prazo de um ano para a sua concretização.
"Espero que todos estejam de acordo em "otanizar" a defesa antimíssil na Europa, de maneira a que a planificação traga vantagens à NATO, e para debater a sua execução, melhorar a solidariedade e a partilha de tarefas entre os aliados, bem como a sua segurança".
Os EUA renunciaram ao seu projecto de criação de um escudo antimíssil na Europa, encarado como uma ameaça por Moscovo porque visava engenhos balísticos de longo alcance como os que a Rússia possui no seu próprio arsenal.
Para além dos aspectos tecnológicos, a "otanização" do sistema de defesa coloca também problemas de natureza política e financeira.
Em primeiro lugar, o de se saber que países europeus vão querer exercer o controlo sobre um sistema alegadamente desenhado pra garantir a sua defesa. Em segundo lugar, a questão financeira, já que a instalação de um sistema de tecnologia europeia, apesar de mais autónomo, ser mais caro do que os equipamentos norte-americanos já produzidos.
Rasmussen disse que uma decisão final sobre todos estes assuntos será tomada na cimeira da NATO de Novembro em Portugal.