segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Entrevista de Kiichi Nakamoto na sua última visita a Portugal

Sem palavras

“A França está doente?”


O anúncio pelo ministro francês da Imigração Eric Besson de um "grande debate sobre a identidade nacional" está a provocar uma enorme polémica na esquerda francesa que vê a intenção como o ressurgimento de um tema caro ao Presidente Nicolas Sarkozy e uma manobra "perigosa" e eleitoralista.
O debate começa a 2 de Novembro em cada uma das 100 perfeituras e em 350 sub-prefeituras francesas, com reuniões de associações, professores, alunos e pais de alunos, sindicatos e dirigentes de empresas, eleitos nacionais e europeus, informa o ministério.
"O debate termina antes de 28 de Fevereiro com a apresentação pelo ministro da síntese geral", precisa o ministério.
O debate será estruturado em duas partes :"identidade nacional", com a questão "o que é ser hoje francês?", e "contribuição da imigração para a identidade nacional".
"É preciso reafirmar os valores da identidade nacional e o orgulho em ser francês", declarou Eric Besson, ao pronunciar-se, como muitos dos seus predecessores, a favor do canto do hino nacional, a Marselhesa, nas escolas.
Para o deputado socialista Vincent Peillon, "a forma como o debate sobre a identidade nacional abriu «mostra que a França está doente».